COMO FUNCIONA A AUDIÇÃO

Imprimir

Cada parte do ouvido tem um papel importante no fornecimento de informações sonoras ao cérebro. A perda auditiva é o resultado de danos a uma ou várias partes do ouvido externo, médio e interno. Com o tempo, a perda auditiva pode causar efeitos como ansiedade, isolamento social e depressão. Entretanto, a perda auditiva pode ser tratada. Segundo a OMS, 466 milhões de pessoas no mundo sofrem com problemas auditivos hoje em dia – sendo 34 milhões crianças -, enquanto há cinco anos o número total de casos era de 360 milhões. A organização também calculou que em 2030 o número de afetados poderia alcançar os 630 milhões.

Audição é um sentido de alerta que nos auxilia em nossa própria defesa. É essencial em nossas vidas, desempenhando um papel fundamental na comunicação humana. Além disso, a audição é o principal canal pelo qual a linguagem e a fala são desenvolvidas.

Uma boa audição é muito importante no nosso dia a dia. No entanto, geralmente, a audição só é valorizada apenas quando há a perda auditiva.

A orelha humana é dividida em três partes: a externa, média, e a orelha interna.

Orelha externa

A orelha externa é formada pelo pavilhão auricular e pelo meato acústico externo. O meato acústico externo tem a função de conduzir os sons captados pela orelha para o tímpano.

Na orelha externa Normalmente são causas de fácil tratamento. Excesso de cerúmen, infecção de ouvido (as famosas otites externas)

Orelha média

A membrana timpânica vibra com o som. As vibrações sonoras se movem através dos ossículos (martelo, bigorna e estribo) para a cóclea.

Na orelha média Causas mais comuns: otites médias podendo haver ou não secreção atrás do tímpano, perfurações timpânicas, otosclerose.

Orelha interna

Vibrações sonoras fazem o líquido na cóclea se mover. O movimento do fluído causa contração das células ciliadas. As células ciliadas criam sinais neurais elétricos que são captados pelo nervo auditivo. O nervo auditivo transmite os sinais para o cérebro.

Este tipo de perda de audição ocorre quando as células ciliadas na orelha interna ficam danificadas. Isso impede a transmissão correta do som. Pode ser causada por exposição excessiva ao ruído, mas as causas mais comuns de perda auditiva neurossensorial são os processos naturais do envelhecimento. Normalmente o tratamento para perda auditiva interna é o uso de aparelhos auditivos.

COMO FUNCIONA A AUDIÇÃO
Abrir conversa
1
Inovar - Aparelhos Auditivos
Olá
Podemos te ajudar?