Existem razões científicas que justificam a preferência por músicas altas.
Desde o surgimento dos primeiros aparelhos portáteis para ouvir músicas, é comum ver pessoas ouvindo música no último volume, principalmente os adolescentes. Este costume tem consequências boas e ruins á saúde.
De acordo com um estudo dinamarquês, os três principais motivos pelos quais os adolescentes preferem ouvir música alta são: eles se sentem bem, podem apreciar melhor a música e obter mais energia e disposição.
3 motivos para os jovens preferirem músicas altas
1. Alivia o estresse
Estudos sobre o sáculo, uma minúscula parte do ouvido interno, explicam porque bons sentimentos e energia aparecem ao ouvir música alta. Basicamente, o volume alto estimula o sáculo, que tem conexões diretas com áreas de prazer no cérebro. Quanto mais alta a música, mais o cérebro libera endorfinas, o “hormônio do prazer”.
2. Bloqueia o mundo externo
Na adolescência, é comum se sentir incompreendido e sem um espaço no mundo. Nesses casos, a música alta funciona como um escudo, que bloqueia as outras coisas e o mantém em seu próprio espaço por um momento.
Isso acontece porque a música toma conta do cérebro, sobrecarregando os outros sentidos de maneira semelhante ao álcool ou às drogas. É como se a pessoa não pudesse se concentrar em outras coisas ao ouvir música alta.
Às vezes, bloquear o mundo e aproveitar as sensações proporcionadas pela música é um mecanismo de defesa ou até mesmo uma experiência necessária para os jovens.
3. É um estimulante
Ouvir música alta pode ser comparado a outros estímulos, como cafeína, exercícios e álcool. Isso aumenta a frequência cardíaca e a temperatura corporal, deixando o adolescente mais animado e disposto a gastar sua energia.
Prejuízos para a audição
Apesar de causar sensações positivas, ouvir música alta excessivamente pode causar problemas auditivos. A exposição à música alta é uma das principais causas da perda auditiva em jovens.
Isso porque os jovens possuem alguns hábitos arriscados para audição, incluindo ouvir música alta nos fones de ouvido e frequentar festas e shows, onde os níveis de som podem chegar a 120 dB. Lembrando que o volume confortável para audição humana é até 85dB.
Segundo a OMS, ouvir música alta nos fones de ouvido ou em eventos, pode ser causa da perda auditiva em 1,1 bilhão de jovens nos próximos anos.
Então, cabe aos pais fiscalizar o volume da música que os jovens escutam em seus fones de ouvido para evitar a perda auditiva e levá-los a exames de rotina para verificar o grau da audição. Se identificado uma perda de audição, pode ser recomendado o uso de aparelhos auditivos para minimizar os efeitos da perda auditiva.