A audição é um importante sentido e nos possibilita interagir socialmente, principalmente através da comunicação oral. Alguns sinais são indicativos de que nossa audição não está tão bem quanto pensamos. Por exemplo, você consegue ouvir o tic tac do relógio? O canto dos passarinhos? O barulho do ventilador? Sua TV está mais alta do que o habitual? Tem perguntado com frequência ah? O quê? Pede para as pessoas repetirem o que foi dito? Essas são apenas algumas sinalizações de que devemos procurar ajuda para avaliar a nossa audição.
O diagnóstico precoce ajuda no sucesso do tratamento e é fundamental para uma boa evolução do caso. Fique atento.
Para saber se tem uma perda de audição, inicialmente, você deve procurar um profissional especialista nessa área. A partir das suas queixas ele irá realizar uma anamnese detalhada além de um exame físico. Serão necessários vários exames complementares tanto para diagnosticar o grau e tipo da sua perda auditiva, quanto a etiologia.
Entre os exames solicitados, os mais comuns são:
audiometria, que irá detectar os limiares auditivos, determinando o grau e tipo de perda auditiva. É realizado com o paciente dentro de uma cabine acústica, visando eliminar o ruído ambiental e utiliza um equipamento chamado audiômetro;
imitanciometria ou impedanciometria que fornece informações sobre a integridade funcional das estruturas do sistema auditivo, mais especificamente da orelha média. Neste exame, uma pequena sonda é posicionada, de forma indolor, na entrada do conduto auditivo externo do paciente para a realização do teste;
PEATE (potenciais evocados auditivos de tronco encefálico) ou BERA. É um exame objetivo, que avalia a integridade funcional das vias auditivas nervosas, desde a orelha interna até o tronco encefálico. Orienta o médico quanto ao local da perda auditiva, se ela é decorrente de lesões na cóclea, do nervo auditivo ou do tronco encefálico.
Mesmo não apresentando nenhuma queixa auditiva é importante realizar um exame de audição regularmente afim de identificar possíveis alterações. A detecção e a intervenção precoce são os maiores aliados da nossa saúde. O tratamento para perda auditiva pode ser medicamentoso, cirúrgico ou o uso de aparelho auditivo. Quanto antes identificamos uma perda de audição e iniciamos o tratamento, maiores são as chances de sucesso.
Não permita que a perda de audição comprometa a sua capacidade de comunicação e interação social. Caso seja indicado o uso do aparelho auditivo, fique tranquilo. Os aparelhos atuais são modernos, discretos e altamente tecnológicos. Eles trazem qualidade de vida ao paciente.
Na INOVAR você pode testar os aparelhos auditivos no ato da consulta e constatar os benefícios que eles oferecem, melhorando significativamente a sua vida.
Agende uma avaliação. Tenho certeza de que você irá se surpreender com o resultado. (49) 3444-1638 (49)98501-7317