Especialistas da Universidade de Manchester, no Reino Unido, alertam para alguns problemas que podem ter ligação direta com o covid 19. Segundo eles, alguns pacientes estão enfrentando problemas de audição e outros têm experimentado uma espécie de “zumbido prolongado”, após vencer a covid.
É sabido que vírus como sarampo, caxumba e meningite podem causar perda auditiva e o coronavírus pode danificar os nervos que transportam informações para o cérebro. É possível, em teoria, que a covid-19 possa causar problemas em partes do sistema auditivo, incluindo a orelha média ou a cóclea. Por exemplo, a neuropatia auditiva — um distúrbio auditivo em que a cóclea está funcionando, mas a transmissão ao longo do nervo auditivo para o cérebro está prejudicada — pode ser uma característica”, exemplificou o professor de audiologia Kevin Munro, líder do tema de saúde auditiva do BRH Manchester BRC.
Ainda segundo o professor, o vírus também pode causar a perda auditiva pré-existente. Além disso, algumas pessoas com coronavírus estão descobrindo que seus sintomas perduram por meses. Em um post publicado no British Medical Journal, Paul Garner afirmou que estava com a doença há sete semanas e que seus sintomas estavam aumentando e diminuindo. Ele relatou “cabeça abafada, dor de estômago, zumbido nos ouvidos, pontadas, falta de ar, tontura e artrite nas mãos”. Por isso, segundo o especialista, há “uma necessidade urgente de estudos de alta qualidade para investigar os efeitos agudos e temporários da covid-19 na audição e no sistema audiovestibular”.
Caso tenha percebido algum sintoma relacionada a audição pós covid, procure um especialista para avaliar sua audição.
Fonte: https://revistacrescer.globo.com/Saude/noticia/2020/07/pessoas-que-venceram-covid-relatam-zumbido-e-perda-de-audicao-diz-estudo.html