PROCESSO DE ADAPTAÇÃO DOS APARELHOS AUDITIVOS

05

Para que ocorra a adaptação aos aparelhos auditivos é essencial um processo de reabilitação que se inicia antes mesmo da utilização do aparelho, por conta da não aceitação ao uso. Explicar ao paciente os benefícios em sua qualidade de vida, voltando a participar das conversas em família, no trabalho, nos estudos é essencial.

É preciso explicar que a adaptação ocorre de forma gradativo podendo demorar de 3 a 6 meses para se adaptar às mudanças e voltar a ouvir de forma natural. O cérebro necessita de tempo e estímulos para reaprender a ouvir os diferentes sons e a pessoa voltar a compreender o que está ouvindo, principalmente a fala.

Todo este processo de adaptação deve ser feito pelo profissional fonoaudiólogo que irá adaptar o aparelho de acordo com às necessidades do paciente e efetuar as regulagens necessárias conforme o paciente vai se adaptando.

O profissional também irá explicar como funciona o aparelho e os cuidados necessários para a sua manutenção.

Quanto mais o aparelho for utilizado, mais rápido será o processo, em geral, as pessoas que conseguem uma melhor e mais rápida adaptação costumam usar o dispositivo por, no mínimo, 8 horas diárias. Os retornos para os ajustes caso o paciente não esteja se sentindo bem com o aparelho são essenciais e realizados com frequência até a sua total adaptação.

PROCESSO DE ADAPTAÇÃO DOS APARELHOS AUDITIVOS
Abrir conversa
1
Inovar - Aparelhos Auditivos
Olá
Podemos te ajudar?